SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Você tem sede de quê? Você tem fome de quê? Psicodrama e consumoPra quem quiser... pra todo mundo usar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

COLOMBO, Maristela. Modernidade: a construção do sujeito contemporâneo e a sociedade de consumo. Rev. bras. psicodrama [online]. 2012, vol.20, n.1, pp.25-39. ISSN 2318-0498.

Diante de tantas mudanças, este artigo propõe uma discussão para entender de que forma o sujeito contemporâneo é influenciado pelas transformações do mundo moderno e como se constitui através delas. Propõe suscitar debates sobre a sociedade contemporânea como geradora do mal-estar na civilização e sua contribuição em situações, potencialmente, de risco nos contextos individual, social, profissional e familiar, bem como debater os efeitos da modernidade sobre o sujeito contemporâneo, como este é afetado por situações que muitas vezes desconhece, mas que são consequências do tempo no qual existe. Tempo agressivo e impiedoso, que somente dá passagem para os que podem consumir e os que se encontram em situações ditas "normais" e "legais".

Palavras-chave : Modernidade; sujeito contemporâneo; sociedade de consumo; conservas culturais e modernidade líquida; contemporaneous citizen.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )