SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Pesquisa sobre violência de gênero no casal: recomendações práticasNovos estudos psicométricos para o subteste de leiturado teste de desempenho escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

IDE, Danilo Sergio. Pesquisa psicológica baseada em vídeos: sondar o invisível a partir do fora de quadro. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.93-108. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2014.1-08.

Nesta revisão narrativa de literatura apresentamos a síntese das descobertas resultantes de uma busca empreendida nas bases SciELO, BVS-Psi, Web of Science, PsychInfo e Psicodoc pelos termos video-methods ou visual-methods, video e camera. Após delimitar de modo geral como se organiza a filmagem na coleta de dados de pesquisa em Psicologia, detivemo-nos em particular nos trabalhos em que os próprios participantes operavam as câmeras. O interesse pela pessoa por trás da captura das imagens motivou também uma pesquisa por filmes em que a figura do cinegrafista ganha destaque. Nosso objetivo é examinar a ideia de confiar as filmagens aos participantes, em geral ligada ao debate sobre autorrepresentação, e precisar como esse expediente particular pode ser apropriado pela Psicologia. Para cumprir nossa análise fizemos uma incursão na teoria do cinema, revisando a noção espacial de fora de quadro. Observamos que na maior parte dos trabalhos, apesar do reconhecimento dado à pessoa por detrás da câmera, o fora de quadro é pouco explorado. Ele foi incorporado de fato no documentário Irène, de Alain Cavalier, filmes ficcionais de found footage como Cloverfield e pesquisas baseadas em vídeo sobre a relação homem-ambiente. Nesses trabalhos, o debate sobre autorrepresentação dá lugar a outro tipo de matéria, que interessa diretamente à Psicologia: a investigação de processos internos, imateriais como a percepção, a memória. A opção de trabalhar com os participantes fora de quadro mostra-se bastante adequada à sondagem de aspectos invisíveis do ser: esse método particular parece justo para uma pesquisa psicológica baseada em vídeos.

Palavras-chave : Metodologia; métodos visuais; vídeo; câmera; coleta de dados.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )