SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número11O trabalho comunitário sustentável: sua influência na qualidade de vida do trabalhador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Resumo

FEITOSA, Ludmila Dantas; THIAGO DE PAULA, Cruz; PIZA, Suze de Oliveira  e  CASTRO, Dagmar Silva Pinto de. Linguagem do pensamento e pensamento na linguagem: o ato de significação em Merleau-Ponty. Psicol inf. [online]. 2007, vol.11, n.11, pp.81-98. ISSN 1415-8809.

Trata-se de uma pesquisa teórica que teve por objetivo encontrar qual seria, para Merleau-Ponty, a relação entre linguagem e pensamento. Inspirados por um texto de Vygotsky no qual este afirma ser o significado algo difícil de ser definido como um fenômeno da linguagem ou do pensamento, pensou-se em ter como horizonte de discussão o ato da significação ao qual Merleau-Ponty também se refere. Pudemos observar que, no ato de atribuição de sentido, o pensamento e a linguagem estão em uma relação indissociável em que um não é causa do outro; enquanto a linguagem expressa o pensamento, o pensamento é apropriado pela linguagem.

Palavras-chave : .

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )