SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Validación y Test de la Equivalencia de la Estructura Factorial de la Escala de Estrategias de Aplicación de lo AprendidoNormas de associação semântica de 50 palavras do Português Brasileiro para crianças: tipo, força de associação e set size índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

FREITAS, Lia Beatriz de Lucca; SILVEIRA, Paula Grazziotin  e  PIETA, Maria Adélia Minghelli. Um estudo sobre o desenvolvimento da gratidão na infância. Interam. j. psychol. [online]. 2009, vol.43, n.1, pp.49-56. ISSN 0034-9690.

O objetivo deste estudo é identificar se há um desenvolvimento do sentimento de gratidão na infância. Além disso, investiga-se a influência do tipo de benfeitor (adulto ou criança) nas respostas dos participantes. Os participantes foram 12 crianças, igualmente distribuídas em três grupos etários (5-6, 7-8 e 11-12 anos) e por sexo. Utilizaram-se seis histórias sobre situações hipotéticas, três com um benfeitor criança e três com um benfeitor adulto. Após cada história, realizou-se uma entrevista clínica com a criança. Os resultados sugerem diferenças significativas entre os grupos etários quanto a: (a) os tipos de sentimento positivo atribuídos ao beneficiário da ação e (b) o tipo de relação estabelecida entre a satisfação experienciada pelo beneficiário e o benfeitor. Todavia, não se encontraram diferenças significativas quando se compararam dois tipos de benfeitor (criança versus adulto). Os dados encontrados, discutidos à luz da literatura, sugerem novas questões de pesquisa.

Palavras-chave : Desenvolvimento; Sentimentos; Gratidão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )