SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Comportamentos autolesivos e administração das emoções em adolescentes do sexo femininoPara além do paradigma histérico da anorexia: a ordem de ferro do supereu materno* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

LOPES, Gilson Gonçalves  e  KLAUTAU, Perla. O trabalho de perlaboração e suas implicações para os sofrimentos narcísico-identitários: uma contribuição de R. Roussillon. Psicol. clin. [online]. 2018, vol.30, n.2, pp.309-328. ISSN 0103-5665.  https://doi.org/10.33208/PC1980-5438v0030n02A06.

A perlaboração, conceito central e etapa crucial do método clínico freudiano, tem recebido pouca atenção no cenário psicanalítico atual. Em contrapartida, o mesmo não acontece quando a temática aborda os sofrimentos narcísico-identitários, alvo de interesse cada vez maior por parte de pesquisadores. Nesse contexto, Roussillon tem oferecido contribuições originais no que diz respeito à extensão da técnica psicanalítica, a fim de criar condições para o tratamento desse tipo de sofrimento e tornar possível o trabalho de perlaboração. Com esse propósito, o autor propõe uma escuta polifônica para os sofrimentos narcísico-identitários: uma escuta daquilo que não pode ser dito. Nesse caso, cabe à perlaboração a tarefa de dar voz ao não dito, mediante o esforço de vislumbrar um contorno daquilo que ainda se afigura como impossível de ser dito.

Palavras-chave : perlaboração; sofrimentos narcísico-identitários; clínica psicanalítica; trabalho do analista; Roussillon.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons