SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Responsividade materna: uma investigação em contexto urbano brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. v.16 n.1 São Paulo abr. 2006

 

EDITORIAL

 

 

O volume 16º da R.B.C.D.H., em plena adolescência, manifesta seu desenvolvimento na trajetória em direção a maturidade contando com o esforço de alguns e a participação de muitos. Somos gratos a todos pois é da heterogeneidade e solidariedade que vem a riqueza humana.

A publicação da pesquisa é para a R.B.C.D.H a missão primordial pois caracteriza a última etapa do estudo: comunicar o Conhecimento, advindo através de novas facetas, de novas aproximações, colocando-o à disposição do meio acadêmico.

Sugerimos às Universidades e mais especificamente, às suas comunidades acadêmicas que voltem-se para temas de pesquisa que ofereçam à sociedade uma nova maneira de entender a vida, sob o enfoque relacional e interdisciplinar, priorizando o ser humano e suas potencialidades.

O presente número manifesta, através do seu índice, a maior quantidade de artigos sobre pesquisas, como o estudo enviado pela Universidade da Bahia, "Compreendendo a família da criança com deficiência física", no qual a partir de uma revisão de literatura e de dados empíricos, as autoras se propuseram a analisar como se realiza a reestruturação da família quando na circunstância do nascimento de uma criança com deficiência física advinda da Encefalopatia Crônica da Infância. Da Universidade de Stª Catarina recebemos o texto sobre uma pesquisa com objetivo de caracterizar o ato de brincar de crianças escolares em uma brinquedoteca. O estudo procura demonstrar as preferências de meninos e meninas na utilização de diferentes brinquedos.

A contribuição da Universidade do Pará foi significativa, com artigo sobre estudo descritivo de queixas identificadas em crianças e adolescentes atendidas pelo serviço de Psicologia Pediátrica de um hospital Universitário.

O estudo sobre os significados da maternidade para mulheres cardiopatas e diabéticas com gravidez de risco revela dados importantes para as políticas de saúde; bem como uma metodologia de pesquisa qualitativa muito adequada, contribuição da Universidade de São Paulo. O artigo "Apoio Social e experiência da maternidade" não é uma pesquisa e sim uma revisão bibliográfica visando atualização do tema, instrumento útil para estudos e pesquisas futuras. Bastante oportuna é o artigo sobre a pesquisa que caracteriza o uso da técnica do copo em UTI neonatal de hospital público de Porto Alegre.

Finalmente o texto "A história do corpo: os principais eixos da pesquisa em história da Saúde (França, 1970-2000)" do Prof. Dr. Jean-Pierre Goubert da École Pratique dês Hauts Etudes, referente a Palestra proferida na Escola de Enfermagem da Universidade Católica de Salvador, Bahia. Trata-se de um artigo que descreve como a pesquisa de saúde na França foi marcada por 4 direções, apresentando o estado da arte em cada uma dessas direções.

Estamos certos de que gostarão deste número e dos assuntos e das novas informações nele contidas; desta maneira nós nos esforçando para oferecer úteis publicações e vocês participando com entusiasmo, faremos a Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano crescer e desenvolver-se.

 

Maria Apparecida Motta
Editora Associada

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons