Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Journal of Human Growth and Development
versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598
Resumo
BORGES, Karina Morais; DOS SANTOS FIGUEIREDO, Francisco Winter e SOUTO, Ricardo Peres do. Síndrome do comer noturno e estados emocionais em estudantes universitários. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.3, pp.132-139. ISSN 0104-1282. https://doi.org/10.7322/jhgd.141277.
INTRODUÇÃO: Estudantes universitários estão expostos a muitos fatores relacionados à Síndrome do Comer Noturno (SCN), um transtorno alimentar que pode estar associado à obesidade. OBJETIVO: Determinar a prevalência da SCN entre estudantes de uma universidade brasileira e avaliar a associação de comportamentos da síndrome a fatores emocionais, biológicos e ambientais. MÉTODO: Estudo transversal realizado com 200 estudantes de instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil. A SCN foi avaliada por meio do Night Eating Questionnaire (NEQ), considerando-se o escore NEQ ≥ 25 como valor de corte para indicação da síndrome. Sintomas depressivos, de ansiedade e de estresse foram avaliados por meio do questionário Depression Anxiety Stress Scales (DASS-21). Informações adicionais foram coletadas sobre os participais (sexo, idade, peso, altura); seu status acadêmico (tipo de curso, período, série); e seu status empregatício (se o participante trabalha ao menos 4h diárias além de estudar. RESULTADOS: 30 participantes (15%) apresentaram o escore NEQ ≥ 25, indicativo da SCN. Não houve associação entre o escore NEQ e as variáveis: sexo, estado nutricional, trabalho, curso matriculado, período de estudo e série cursada. Foi observada associação entre o escore NEQ e a severidade de depressão (p=0,0001), de ansiedade (p=0,0001) e de estresse (p=0,0218). CONCLUSÃO: Foram encontradas evidências de alta prevalência da SCN entre estudantes universitários brasileiros e verificou-se associação dos comportamentos da síndrome com sintomas depressivos, de ansiedade e de estresse.
Palavras-chave : transtornos da alimentação e da Ingestão de alimentos; estudantes; depressão; ansiedade; estresse psicológico.