SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29A experiência da maternidade em mães adotivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

FIGUEIREDO-FERRAZ, Hugo; GIL-MONTE, Pedro R.  e  GRAU-ALBEROLA, Ester. Prevalência da Síndrome de Queimar-se pelo Trabalho (Burnout)em uma amostra de professores portugueses. Aletheia [online]. 2009, n.29, pp.6-15. ISSN 1413-0394.

O objetivo deste estudo foi analisar a prevalência da Síndrome de Queimar-se pelo Trabalho (SQT) em uma amostra de professores portugueses. A amostra foi formada por 211 professores de diferentes instituições portuguesas, 150 (71,10%) mulheres e 61 (28,90%) homens. Para avaliar a SQT utilizou-se o “Cuestionario para la Evaluacion del Síndrome de Quemarse por el Trabajo”, versão para profissionais da educação na sua adaptação ao português (CESQT-PE). A prevalência analisou-se seguindo o procedimento dos pontos de referência da escala de frequência de respostas. Desse modo, obteve-se que 30 (14,20%) dos 211 participantes apresentavam níveis elevados de SQT. Na mesma linha, 4 (1,90%) participantes apresentaram níveis mais severos de SQT, pois apresentavam altas pontuações na média dos 15 itens que compõem as escalas referidas anteriormente juntamente a altos níveis de sentimentos de culpa.

Palavras-chave : Síndrome de queimar-se pelo trabalho; Prevalência; Professores.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons