SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Afrontamiento y calidad de vida: Un estudio de pacientes con cáncerBem-estar subjetivo: um estudo com adolescentes trabalhadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

COUTINHO, Maria da Penha de Lima; GONTIES, Bernard; ARAUJO, Ludgleydson Fernandes de  e  SA, Roseane Christhina da Nova. Depressão, um sofrimento sem fronteira: representações sociais entre crianças e idosos. PsicoUSF [online]. 2003, vol.8, n.2, pp.183-192. ISSN 1413-8271.

Este estudo empírico, de cunho quali/quantitativo, desenvolveu-se em escolas públicas e grupos de convivência para idosos, na cidade de João Pessoa/PB. Participaram da amostra 32 crianças e 31 idosos. Foram utilizados os instrumentos: Beck Depression Inventory, Inventory Children Depression, Entrevistas Semi-Estruturadas e a Técnica de Associação Livre de Palavras. Os dados coletados pelas entrevistas foram codificados pela Análise de Conteúdo e os obtidos por meio da técnica de associação livre de palavras foram processados através do Tri-Deux-Mots. Os resultados apontam convergências e divergências quanto às concepções, causas e tratamentos da depressão. Observou-se que as representações dos atores sociais possuem como elementos figurativos a tristeza e a morte, oriundos de situações traumáticas, carências existenciais, isolamento social e sentimentos de rejeição. Percebe-se que ambos os grupos apreendem suas representações não apenas pelo conhecimento teórico e comunicação informal, mas também pelo conjunto de problemas imediatos que se defrontam na vida cotidiana.

Palavras-chave : Depressão; Representações sociais; Idosos-institucionalizados; Crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )