SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Experiências do estigma na depressão: um estudo transculturalConstrução e validação da Escala de Lócus de Controle Parental na Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

COELHO, Camila Ribeiro  e  AMARAL, Vera Lúcia Adami Raposo do. Análise de contingências de um portador de diabetes mellitus tipo 2: estudo de caso. PsicoUSF [online]. 2008, vol.13, n.2, pp.243-251. ISSN 1413-8271.

O diabetes mellitus é uma doença crônica e o seu tratamento é altamente complexo. Pesquisas têm surgido com o objetivo de compreender as contribuições do estilo de vida e dos fatores comportamentais no desenvolvimento e no controle da doença. O presente estudo realizou uma análise de contingências dos comportamentos de adesão e de não-adesão ao tratamento, buscando, para isso, relações de dependência entre eventos comportamentais e ambientais, a partir de um estudo de caso único com uma paciente portadora de diabetes mellitus tipo 2. O procedimento adotado para a coleta de dados foi a caracterização dos comportamentos de acordo com as seguintes categorias: mensuração da glicemia, administração da insulina, controle da dieta e prática de exercício físico. Os resultados indicaram a prevalência de contingências aversivas e demonstraram a necessidade de se ensinar estratégias de autocontrole ao paciente, e regras por parte da equipe de saúde, que descrevam as contingências em operação no ambiente.

Palavras-chave : Contingências; Diabetes; Tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )