SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34A necessidade da estética e da ética no currículo escolar do século XXIDesenvolvimento e aprendizagem: da perspectiva construtivista à socioconstrutivista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Resumo

CASTILHO, Pedro Teixeira. Formas de mal-estar no campo da educação: sintoma, inibição e angústia nos fracassos escolares. Psicol. educ. [online]. 2012, n.34, pp.20-36. ISSN 1414-6975.

A cientificização das dificuldades de aprendizagem durante o processo de construção de conhecimento vem produzindo uma segregação no ambiente escolar. Nos dias atuais, é bastante comum a interpretação dos sintomas, dos fracassos e dos impasses na transmissão estarem ligadas à sua disfunção cognitiva e médicas sem levar em consideração a perspectiva psicanalítica destas dificuldades. A consequência desta prática é a segregação que acaba produzindo o "aluno problema". Sendo assim, pretendemos demonstrar como os problemas de aprendizagem estão sendo tratados se levarmos em consideração uma abordagem médica que não trata da questão libidinal no processo da aprendizagem.

Palavras-chave : aprendizagem; biopoder; pulsão; segregação; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )