SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41Medicalização e controle na educação: o autismo como analisador das práticas inclusivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

SENGIK, Aline Sberse  e  RAMOS, Flávia Brocchetto. Literatura como instrumento de discussão acerca da morte. Psicol. educ. [online]. 2015, n.41, pp.119-126. ISSN 1414-6975.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20150019.

Considerando que a morte faz parte do desenvolvimento humano e que é um dos temas mais delicados de se tratar, especialmente quando envolve o esclarecimento do tema com crianças, o presente artigo tem como objetivo discorrer sobre a possibilidade de esse assunto ser abordado no ambiente escolar, valendo-se de obras literárias. Para tanto, propõe-se uma reflexão analisando a obra Os dois irmãos, escrito por Wander Piroli e ilustrado por Odilon Moraes, selecionada pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE-2010) para acervos da Educação Infantil. As discussões restringiram-se aos aspectos verbais e visuais a partir do modo como o enredo contempla simbolicamente a ausência, a separação, o abandono, a perda e a morte. Pelo estudo, constata-se que a literatura infantil promove a construção de conhecimentos, implicando a atribuição de significado a partir das vivências do leitor. Desse modo, a escolha apropriada de um livro literário pode ajudar a criança a lidar com diversas situações conflitivas, dentre elas a morte.

Palavras-chave : morte; infância; literatura infantil; leitura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )