SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3A consciência e o mundo na fenomenologia de Husserl: influxos e impactos sobre as ciênciasO plantão psicológico como possibilidade de interlocução da psicologia clínica com as políticas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

KAHLMEYER-MERTENS, Roberto S.. Intencionalidade: estrutura necessária a uma psicologia em bases fenomenológicas.. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.3, pp.867-882. ISSN 1808-4281.

O artigo toma por tema o conceito de intencionalidade. Questiona a posição deste conceito no âmbito de uma psicologia fundada em bases fenomenológicas. Para respondermos a esta questão, objetivamos apresentar o conceito de intencionalidade segundo a fenomenologia, reconstruir brevemente sua gênese histórica nas filosofias de Brentano, Husserl e Heidegger e indicar a importância deste conceito em autores da assim chamada Daseinanalyse (Binswangen e Boss). Abordada fenomenologicamente, tomamos a intencionalidade como traço fundamental de uma consciência; julgamos poder sustentar que esta estrutura viabiliza uma interpretação do psiquismo diversa daquela promovida pela leitura tradicional que reduz a consciência a sujeito. Considerando a intencionalidade a estrutura que permite a correlação imediata da consciência com seus fenômenos, julgamos lícito afirmar que uma Daseinanalyse, entendida como psicologia e psicopatologia fenomenológica, apenas se viabiliza no espaço aberto pela consciência intencional.

Palavras-chave : consciência; intencionalidade; Daseinanalyse; Heidegger.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )