Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Pesquisas e Práticas Psicossociais
versão On-line ISSN 1809-8908
Resumo
HOFFMANN, Jonatan e MAXIMO, Carlos Eduardo. A Educação Popular em Saúde como dispositivo transformador das práticas da Rede de Atenção Psicossocial no município de Itajaí-SC. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.1, pp.1-14. ISSN 1809-8908.
A pesquisa retrata experiências oportunizadas por uma Residência Multiprofissional em Saúde da Família, com objetivo compreender e intervir com usuários da Rede de Atenção Psicossocial no município de Itajaí por meio da Educação Popular em Saúde (EPS). Trata-se de um estudo qualitativo, tendo como perspectiva metodológica a pesquisa intervenção. Envolveu sujeitos participantes usuários de um Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e outras Drogas. No trabalho, são relatados alguns caminhos e experiências em EPS e seus desdobramentos refletidos com base em uma perspectiva histórico-crítica por meio dos conceitos de Alteridade e Humildade. Conclui-se que as intervenções em EPS possibilitaram a construção de relações sociais pautadas por valores orientados para uma ética do diálogo, alteridade e solidariedade, e por construir em coletivo uma concepção de mundo capaz de tensionar com as forças de alienação e produção de sofrimento.
Palavras-chave : Sistema Único de Saúde; Educação em saúde; Rede de Atenção Psicossocial; Paulo Freire; Educação Popular em Saúde.