SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número52Schreber e as psicoses na psiquiatria e na psicanálise: uma breve leituraDorian Gray: entre a psicose e a perversão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Reverso

versão impressa ISSN 0102-7395

Resumo

LAENDER, Nadja Ribeiro. A construção do conceito de superego em Freud. Reverso [online]. 2005, vol.27, n.52, pp.63-68. ISSN 0102-7395.

Coteja os conceitos preliminares de superego nos diversos momentos da obra freudiana até sua formalização no texto “O Ego e o Id” de 1923. A autora explicita as diferenças existentes entre as noções de ideal de ego e superego. O que norteou esta pesquisa foi o motivo de Freud usar esses conceitos algumas vezes como sinônimos numa época em que ele já possuía embasamento suficiente para não incorrer nessa indiferenciação.

Palavras-chave : Agente crítico; Agente psíquico especial; Consciência especial; Complexo de Édipo; Ego; Ego ideal; Ideal do ego; Identificação; Libido do ego; Libido objetal; Luto; Melancolia; Narcisismo; Segunda tópica; Superego.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons