Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Reverso
versão impressa ISSN 0102-7395
Resumo
COUTINHO, Alberto Henrique Soares de Azeredo. Sonhos, angústia e alienação. Reverso [online]. 2009, vol.31, n.58, pp.53-62. ISSN 0102-7395.
Embora Freud tenha inicialmente reconhecido em “Interpretação dos sonhos” que os sonhos de angústia pareciam contradizer sua formulação essencial de serem os sonhos realizações de desejos, esforçou-se teoricamente ao longo da obra em adequá-los à sua genial proposição fundamental sem, contudo, satisfazer-se com suas próprias explicações e terminando por caracterizá-los como uma falha na produção onírica e como “um problema da angústia e não um problema dos sonhos”. O caráter enigmático dos sonhos de angústia tem, desde então, desafiado a Psicanálise a dar-lhes uma direção interpretativa que contemple simultaneamente a teoria dos sonhos e o conceito de angústia. Partindo das operações de alienação e separação que alicerçam a constituição do sujeito, tal como Lacan propôs, apresenta-se neste trabalho a tese de que o sonho de angústia é, no sono, um equivalente clínico da experiência de desrealização na vigília.
Palavras-chave : Sonhos; Angústia; Sonho de angústia; Operação de alienação-separação; Constituição do sujeito; Desejo; Aniquilamento; Desrealização.