SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número16Psicanálise é trabalho de fazer falar, e fazer ouvirA servidão ao “outro” nos estados limites índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

HERZOG, Regina  e  FARAH, Bruno. A psicanálise e o futuro da civilização moderna: Psychoanalysis and the future of the modern civilization. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2005, vol.9, n.16, pp.49-64. ISSN 1415-1138.

Este trabalho discute a relevância política e epistemológica da proposta de futuro, presente em O mal-estar na civilização. Este texto denuncia o colapso da referência progressista da modernidade, oferecendo uma imagem de futuro, aberta e imprevisível, radicalmente oposta à orientação de futuro inicialmente circunscrita em Totem e tabu. Enquanto neste último se verifica uma visão normativa da modernidade, ao sugerir o progresso em direção ao “estado científico” da civilização, em O mal-estar na civilização coloca-se um paradoxo - como rejeitar o progresso e continuar apontando para o futuro? A espera trágica de suas últimas linhas destaca a atualidade da crítica, contrária às promessas de harmonia da modernidade, e à ênfase conservadora que vem sendo colocada no presente.

Palavras-chave : Psicanálise; Futuro; Progresso; Espera; Modernidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )