SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número16O lugar da literatura na constituição da clínica psicanalítica em FreudDa passagem ao ato à transferência: duas soluções em um caso de psicose índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

POLI, Maria Cristina. “Alienação” na psicanálise: a pré-história de um conceito. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2005, vol.9, n.16, pp.133-152. ISSN 1415-1138.

A inclusão do conceito de “alienação” no vocabulário psicanalítico, a partir do legado de Lacan, tem importantes conseqüências teóricas e clínicas. Ela permite que a psicanálise avance tanto no sentido da promoção do enlace de sua prática em extensão e em intensão, quanto na compreensão da estrutura originária do eu. Um estudo dedicado ao tema da “alienação” na psicanálise deve promover um encontro com as origens do termo na cultura e sua influência nas obras de Lacan e Freud. Buscou-se nas obras de Rousseau, Pinel, Hegel e Marx re­estabelecer as bases semânticas do conceito. Na obra de Lacan, a presença destes autores pode ser observada, já em 1946, na crítica à concepção psiquiátrica da loucura.

Palavras-chave : Alienação; Lacan; História; Filosofia; Loucura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )