SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número18Matriz discursiva da contra-transferência: discussão ética acerca do acompanhamento terapêutico e de instituições de saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

SAFRA, Gilberto. Placement: modelo clínico para o acompanhamento terapêutico. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2006, vol.10, n.18, pp.13-20. ISSN 1415-1138.

Este trabalho apresenta o conceito de placement como um modelo para a teorização do acompanhamento terapêutico. O conceito de placement foi formulado por Winnicott como uma modalidade de atendimento clínico. Essa é uma perspectiva de trabalho clínico pouco conhecida entre nós. É uma modalidade de intervenção em que a noção de lugar é fundamental, pois nela o ser humano precisa encontrar um lugar que tenha sido oferta de um outro para que se inicie o processo de constituição do self. O acompanhante terapêutico fornece ao paciente, fundamentalmente, um lugar no mundo, a partir do qual possa se inserir na comunidade humana para destinar-se em direção a um horizonte existencial possível.

Palavras-chave : Acompanhamento terapêutico; Placement; Winnicott; Lugar; Ética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )