SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19A “fabricaçã o do estranho” em antropologia e psicanálise (notas para um diálogo intertextual)Arte e análise: vias de abertura à alteridade nas sociedades contemporâneas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

VIDILLE, Wagner. Xamãs e os espíritos ancestrais. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2006, vol.10, n.19, pp.47-64. ISSN 1415-1138.

O artigo refere-se ao desenvolvimento de pesquisa sobre crenças, concepções de doença e tratamento entre populações indígenas da Amazônia. São descritos trechos de viagem à região de selva entre Brasil e Venezuela. Correlaciona conceitos provenientes da Psicanálise (inconsciente, cisão, identificação projetiva, projeção de partes da personalidade, bom e mau objeto) com outros derivados da Antropologia. Apresenta três situações clínicas: sessão de cura de dores nas costas conduzida por um pajé Tukâno; ação terapêutica realizada por um pajé Wanâna ao tratar do joelho de seu paciente; cerimônia de Hekuramou, “contatos com os espíritos”, entre indígenas Ianomâmi. Busca validar os rituais de cura como elementos culturais significativos e ressaltar importância da manutenção dessas tradições como elementos estruturantes de identidade individual e étnica.

Palavras-chave : Rituais de cura; Animismo; Indígenas da América do Sul; Amazônia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )