SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21Patologias narcísicas e doenças auto-imunes: a vivência da temporalidadeSeria a religião uma saída para a toxicomania?: Uma abordagem psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

MAYA, Acyr. O que os analistas pensam sobre a homossexualidade?. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2007, vol.11, n.21, pp.85-104. ISSN 1415-1138.

O objetivo deste artigo é analisar como a noção psicanalítica de homossexualidade é significada pelos analistas pertencentes à Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), a partir da produção de seus membros, uma vez que a instituição é o lugar da transmissão da psicanálise. Verificou-se que a maioria dos analistas sustenta um discurso comprometido com o ideal médico curativo, no qual a homossexualidade é considerada um desvio da heterossexualidade. Apenas dois analistas, embora não nomeiem, aproximam homossexualidade e desejo. Recentemente, alguns analistas organizaram um evento, para repensar a noção de homossexualidade desvinculada da patologia.

Palavras-chave : Homossexualidade; Transmissão; Preconceito; Ética da psicanálise; Desejo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )