SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número13A dimensão da enunciação no discurso da mãe acerca da criança psicóticaO fracasso escolar na clínica com crianças e adolescentes¹. Educação: entre o impossível e o necessário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

SANADA, Elizabeth dos Reis. A superdotação na neurose: uma articulação entre o desejo de saber e o gozo. Estilos clin. [online]. 2002, vol.7, n.13, pp.122-145. ISSN 1415-7128.

O presente trabalho busca discutir um tema até então prevalecente no campo da psicologia e profundamente arraigado a uma concepção genética e determinista de homem - a superdotação. Num contraponto, propomos uma leitura psicanalítica do tema, enfocando preponderantemente casos de neurose, partindo da hipótese de que a constituição cognitiva se encontra em estreita relação com a constituição psíquica do sujeito. A partir dessa premissa, propomos uma articulação entre o desejo de saber em Freud e em Lacan, tendo como pressuposto que as questões referentes à inteligência, neste referencial, sofrem um deslocamento dos aspectos biológico, ambientalista e/ou interacionista, estabelecendo-se sob o primado da sexualidade, estando, em muito, associada ao modo como o sujeito se encontra referido à castração e à demanda do Outro.

Palavras-chave : Superdotação; psicanálise; desejo; saber; sexualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )