Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Estilos da Clinica
versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624
Resumo
MEDEIROS, Cynthia Pereira de e HOLANDA, Suely Alencar Rocha de. Psicanálise aplicada à educação: uma discussão teórica a partir de freud e lacan. Estilos clin. [online]. 2009, vol.14, n.26, pp.128-137. ISSN 1415-7128.
Este trabalho discute teoricamente a questão da aplicação da psicanálise à educação. Freud, ao distinguir a psicanálise de outras terapias, situa sua especificidade na abordagem ao inconsciente, apontando os limites da transmissão acadêmica na formação do analista. Lacan centra-se na questão da produção do analista e da ética daí decorrente, já que estes dois eixos definem o campo de aplicação da psicanálise. É na medida de sua submissão à causa do inconsciente que uma prática se revela analítica, o que só se testemunha no a posteriori. Assim, é somente recolhendo os testemunhos de atos que nascem da iniciativa dos analistas que podemos dizer das (im)possibilidades de aplicação da psicanálise.
Palavras-chave : aplicação da psicanálise; psicanálise e educação; pesquisa em psicanálise; ética da psicanálise; formação do analista.