SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Mito e verdade em freud: como se constrói uma clínicaA melancolia no feminino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

MAIA, Aline Borba; MEDEIROS, Cynthia Pereira de  e  FONTES, Flávio. O conceito de sintoma na psicanálise: uma introdução. Estilos clin. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp.44-61. ISSN 1415-7128.

O conceito de sintoma é fundamental na psicanálise, orienta a sua práxis, demarca seus limites terapêuticos e se tornou objeto de interesse a outros campos, como a educação. Apresentamos a evolução deste conceito nas obras de Freud e Lacan, oferecendo ao leitor um guia na trajetória desses autores e convidando-o a construir o seu próprio percurso. Miller (1987), Ocariz (2003) e Conde (2008) apresentaram o caminho para a leitura dos originais revelando que, ao longo da obra de Freud, o sintoma aparece como expressão de um conflito psíquico; mensagem do inconsciente e satisfação pulsional. Já Lacan, lendo Freud, apresenta o sintoma como mensagem; gozo e invenção.

Palavras-chave : teoria psicanalítica; sofrimento psíquico; conceito de synthome; formações do inconsciente; tratamento analítico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )