SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Um percurso pela psiquiatria infantil: dos antecedentes históricos à origem do conceito de autismoReflexões psicanalíticas sobre um caso com transtorno do espectro autista (TEA) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

TRAVAGLIA, Aline Alves da Silva. Autismo e os primórdios da palavra: pulsão invocante, corpo e linguagem. Estilos clin. [online]. 2014, vol.19, n.2, pp.263-276. ISSN 1415-7128.  https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v19i2p263-276.

A partir do enigma colocado pelo autismo, o presente trabalho analisa a entrada do bebê na linguagem, as vicissitudes da incorporação da voz e sua operação enquanto objeto pulsional. Consideramos o manhês e a lalação como fenômenos em que a função sonora e a função significante da voz operam para articular o encontro entre o real do corpo do infans com o simbólico da linguagem. Demarcamos que não há uma ordem instintiva ou natural para a entrada na linguagem, que a palavra é algo estrangeiro ao neonato. Consideramos tais elaborações fundamentais para direcionar o trabalho clínico com o autismo.

Palavras-chave : psicanálise; autismo; linguagem; voz.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )