Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Cadernos de Psicologia Social do Trabalho
versão impressa ISSN 1516-3717versão On-line ISSN 1981-0490
Resumo
TERRA, Carolina Passos et al. Desemprego: discurso e silenciamento: um estudo com clientes de um serviço de aconselhamento psicológico. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2006, vol.9, n.1, pp.33-51. ISSN 1516-3717.
O objetivo desta pesquisa foi discutir a relação entre o fenômeno do desemprego e o sofrimento psíquico na atualidade. A pesquisa teve caráter qualitativo e se baseou na análise de entrevistas semidirigidas. Foram entrevistados clientes do Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP) do Instituto de Psicologia da USP. A quantidade de pessoas interessadas em falar sobre a questão e a diversidade de suas origens sociais surpreenderam os pesquisadores. No processo de análise das entrevistas, observamos uma recorrente queixa de impossibilidade de se falar sobre a experiência pessoal do desemprego. Sobre essas queixas, analisamos dois aspectos em tensão: a heterogeneidade das significações da experiência do desemprego e a ideologia homogeneizante sobre a expressão do emprego/desemprego. Construímos três hipóteses para problematizar esses aspectos e para ampliar as possibilidades de exercício de uma psicologia que compreenda a singularidade da experiência psicossocial no âmbito da clínica e da psicologia social do trabalho.
Palavras-chave : Desemprego; Psicologia social; Psicologia do trabalho; Psicologia clínica; Aconselhamento psicológico; Sofrimento psíquico.