SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Trabalho no hospital: ritmos frenéticos, rotinas entediantesAutogestão em construção: uma cooperativa de construção civil do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717versão On-line ISSN 1981-0490

Resumo

TERRA, Carolina Passos et al. Desemprego: discurso e silenciamento: um estudo com clientes de um serviço de aconselhamento psicológico. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2006, vol.9, n.1, pp.33-51. ISSN 1516-3717.

O objetivo desta pesquisa foi discutir a relação entre o fenômeno do desemprego e o sofrimento psíquico na atualidade. A pesquisa teve caráter qualitativo e se baseou na análise de entrevistas semidirigidas. Foram entrevistados clientes do Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP) do Instituto de Psicologia da USP. A quantidade de pessoas interessadas em falar sobre a questão e a diversidade de suas origens sociais surpreenderam os pesquisadores. No processo de análise das entrevistas, observamos uma recorrente queixa de impossibilidade de se falar sobre a experiência pessoal do desemprego. Sobre essas queixas, analisamos dois aspectos em tensão: a heterogeneidade das significações da experiência do desemprego e a ideologia homogeneizante sobre a expressão do emprego/desemprego. Construímos três hipóteses para problematizar esses aspectos e para ampliar as possibilidades de exercício de uma psicologia que compreenda a singularidade da experiência psicossocial no âmbito da clínica e da psicologia social do trabalho.

Palavras-chave : Desemprego; Psicologia social; Psicologia do trabalho; Psicologia clínica; Aconselhamento psicológico; Sofrimento psíquico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons