SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1A vivência da doença por pacientes não idosos atendidos em um serviço de assistência domiciliar e seus cuidadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Psicol. hosp. (São Paulo) v.5 n.1 São Paulo  2007

 

EDITORIAL

 

Nesta edição, Maria Flora V. de A. e Almeida e cols. apresentam a vivência da doença e tratamento na assistência domiciliar aos pacientes não idosos, considerando os aspectos emocionais relacionados ao ato de cuidar e ser cuidado, projetos de vida e a própria influência da assistência domiciliar em suas vidas, sendo esta modalidade de trabalho percebida como um recurso para o enfrentamento da doença.

Seguindo, possibilidades de compreensão do sintoma bulímico são apresentadas por Rosana S. de S.  Borchardt e cols. a partir da lógica da cognição e do inconsciente, enfatizando a esfera emocional na instalação e manifestação do quadro como via de comunicação do corpo sob a ótica psicanalítica e cognitiva comportamental.

Os aspectos psicológicos envolvidos no impacto da cirurgia são apresentados por Kelly de Juan por meio de um estudo de revisão de literatura, apontando a psicoprofilaxia como possibilidade de preparação e melhor enfrentamento do paciente para o ato cirúrgico.

A reflexão desenvolvida por Eliane A. Costa Dias sobre a sexualidade feminina envolve o amor, desejo e gozo da mulher e os destinos do feminino na atualidade sob a ótica lacaniana, trazendo considerações importantes a respeito do tema.

As possibilidades de intervenções psicológicas na clínica Onco Hematológica, trazidas por Cláudia Nassralla Homem de Mello e cols. em pesquisa bibliográfica, refletem sobre o trabalho do psicólogo, seus alcances e limitações na especificidade da Oncologia e Onco Hematologia.

Finalizando, a revista traz o uso da arte por psicólogos em ambiente hospitalar, escrito por Emílio Figueira e cols. com base em relatos históricos. Por meio deste resgate, os autores propõem a criação de ateliês de arte em hospitais.

Juliana Siracuza Reis nos apresenta a resenha “Infertilidade e Reprodução Assistida” do livro de Marina Ribeiro, remetendo o leitor à reflexão acerca da experiência da infertilidade, o papel do psicólogo diante destes casos  e de questões complexas sobre as quais a psicanálise contemporânea convida a pensar.

Que a diversidade dos temas apresentados convoquem a reflexões intensas.

 

Gláucia Rosana Guerra Benute

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons