Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Psicologia Hospitalar
versão On-line ISSN 2175-3547
Psicol. hosp. (São Paulo) vol.7 no.2 São Paulo jun. 2009
EDITORIAL
Nesta edição da Revista de Psicologia Hospitalar, os artigos publicados nesta edição irão conduzir o leitor à reflexão de temas frequentes e instigantes do cotidiano da prática hospitalar.
Esta edição se inicia com o estudo de Melina Blanco Amarins e cols, onde os autores buscaram descrever o relacionamento materno-fetal antes e após a realização da ultra-sonografia bidimensional (US2D) e tridimensional (US3D) e comparar o vínculo estabelecido após a realização dos exames.
A hospitalização e o processo cirúrgico são situações que podem ser percebidas como ameaçadoras e desencadeadoras de reações psíquicas na família como aborda o artigo de Carmen Cecília Tavares Paes e cols, assim como no próprio paciente, conforme contemplado no artigo de Adriana Viana Amaral e cols.
Utilizando-se dos conceitos de Banda de Moebius, a autora Daniela Santos Bezerra, nos remete a reflexão de questões emergidas no cotidiano dos serviços de atenção psicossocial brasileiros evidenciando a articulação entre a clínica e a política e a importância do manejo da relação entre técnicos, usuários e familiares na eficácia do tratamento oferecido.
A obesidade é um dos grandes problemas, como também, desafio de saúde pública no mundo contemporâneo. A presença de sintomas depressivos nestes pacientes foi o tema de pesquisa de Ricardo Bernardo Zini e cols
A avaliação desempenho cognitivo de idosos saudáveis, como uma contribuição para o avanço da neuropsicologia, foi o objetivo de estudo de Sumaya Cristina Figueiredo.
Boa leitura,
Maria Rita Polo Gascón
Editora da Revista de Psicologia Hospitalar