SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Quem cuida também adoece?: Sofrimento psíquico e probabilidade de adoecimento de familiares cuidadores em uma unidade de pediatria geral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

ALVES, Fernanda Ota et al. Avaliação da atenção sustentada e alternada em uma amostra de adultos saudáveis com alta escolaridade. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2010, vol.8, n.2, pp.89-105. ISSN 2175-3547.

Este estudo objetivou avaliar o desempenho das funções atencionais sustentada e alternada em uma amostra da população brasileira adulta e com alta escolaridade. Foram avaliados 14 sujeitos entre 45 e 59 anos e com nível de escolaridade igual ou superior a 18 anos. A avaliação foi realizada através de entrevista semiestruturada, MEEM, escala de ansiedade e depressão e uma bateria de testes neuropsicológicos, com enfoque no Trail Making Test. Foi realizada uma análise descritiva, tanto no TMT A quanto no TMT B e os resultados situaram-se dentro do esperado às faixas etárias dos sujeitos. Tais dados corroboram estudos que apontam a influência do tempo de escolaridade sobre a realização e aprendizado de uma tarefa cognitivo-motora e podem contribuir às futuras comparações de desempenho entre as diversas faixas etárias, uma vez que ainda são escassos os achados que avaliam as faixas etárias intermediárias.

Palavras-chave : Atenção; Adultos saudáveis; Escolaridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )