SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Chegada inesperada: a construção da parentalidade e os bebês prematuros extremosPossibilidades da psicanálise lacaniana diante da terminalidade: uma reflexão sobre a clínica da urgência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

TIFERES, Sandra Rozenblit  e  KAHHALE, Edna Maria Peters. Impacto do início do tratamento em portadores do vírus da hepatite C:: leitura lacaniana. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2011, vol.9, n.2, pp.26-52. ISSN 2175-3547.

O diagnóstico de uma doença crônica afeta todos os aspectos da vida de uma pessoa, acarretando mudanças físicas, sociais, familiares e profissionais. Nas doenças infecciosas crônicas de origem viral, os atuais protocolos e consensos de tratamento aos infectados concentram-se no combate ao vírus e geralmente não contemplam estas situações, o que torna ainda mais difícil para a pessoa suportar o tratamento. No caso da hepatite C o diagnóstico, na maioria das vezes, não é descoberto por sintomas físicos, mas por doação de sangue ou exames laboratoriais de rotina. Portanto há um impacto maior no recebimento deste diagnóstico, o que parece se repetir quando é necessário o início do tratamento medicamentoso que pode ocorrer anos após o recebimento deste diagnóstico. A partir da psicanálise lacaniana, foi realizada uma pesquisa qualitativa com o objetivo geral de oferecer um espaço de escuta de modo a: surgir demanda para um atendimento psicanalítico.

Palavras-chave : Hepatite C; Psicanálise lacaniana; Sintoma; Escuta.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )