SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Uma história de traumaO Moisés de Freud e o Joyce de Lacan índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

NASCIMENTO, Luis Vinicius do  e  MELLO, Denise Maurano. O que se inscreve é o que se transmite: escrita, estilo e transmissão. Trivium [online]. 2016, vol.8, n.1, pp.16-24. ISSN 2176-4891.  https://doi.org/10.18379/2176-4891.2016v1p.16.

O objetivo deste trabalho é abordar a questão da transmissão da psicanálise em sua dimensão mais ampla. Por se posicionar de forma eticamente diferenciada do discurso sustentado pela ciência - que ambiciona abarcar o saber completo ao controlar até mesmo as suas lacunas - a psicanalise aposta justamente em um espaço no qual o vazio possui um papel essencial. É a partir dele que a psicanálise se abre para o sujeito dividido, aquele que semi-diz, aquele que é dividido entre verdade e saber, entre desejo e gozo: o sujeito do inconsciente. Por isso, a psicanálise necessita também de um posicionamento diferenciado na transmissão de seus conceitos, que tocam justamente o irrepresentável e a incapacidade das palavras expressarem as coisas por completo. É neste contexto que a questão da escritura adquire um papel essencial no saber psicanalítico, sobretudo a partir do conceito lacaniano da letra, um borrão que se dá entre o simbólico e o real, capaz de tocar o irrepresentável e transmitir algo dele, por um estilo.

Palavras-chave : ESCRITA; ESTILO; TRANSMISSÃO; PSICANÁLISE; INSCRIÇÃO.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )