SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Psicopatia Da Vida Cotidiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Estud. psicanal.  no.33 Belo Horizonte jul. 2010

 

EDITORIAL

 

O Círculo Brasileiro de Psicanálise fomenta uma convivência frutífera da heterogeneidade do pensamento psicanalítico em seu meio. Não defendemos uma Psicanálise enclausurada e dogmática, mas um lugar para o psicanalista atento às problemáticas atuais.

Nossa perspectiva teórico-metodológica se reflete em nossas produções científicas. Alcançamos com êxito e muito esforço nesta edição o número 33 da revista Estudos de Psicanálise que – como um caleidoscópio – desenha uma pluralidade de saberes e/ou práticas psicanalíticas de membros de nossa Federada e expoentes de diferentes instituições de nosso país e do exterior.

Muito nos honra produzirmos, como editores da revista, no biênio vigente da Diretoria do Círculo Brasileiro de Psicanálise, nosso segundo exemplar. Mais ainda, por termos travado, como meta, a produção de dois periódicos por ano, com notável qualidade técnico-científica, o que só se tornou possível com as valiosas contribuições dos conselheiros de nossa publicação e dos profissionais que trabalham conosco na consecução do projeto gráfico, da editoração de texto/imagem e da revisão sistemática de linguagem.

A história de nossa revista de quatro décadas e o alcance de nossas produções, que chegam à totalidade da Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia e ultrapassam as fronteiras da brasilidade, exige-nos cada vez mais rigor científico. É o que buscamos incessantemente.

Por outro lado, a beleza da Psicanálise nos motiva e permite enfrentar os desafios e o mal-estar na civilização. A capa que reveste os instigantes textos que aqui se encontram, portanto, não poderia ser menos do que encantadora, um convite ao imaginário, a nos depararmos com as dualidades e profundezas da alma humana. Convite esse que, de forma calorosa, reiteramos a todos os leitores deste acervo de escritos.

 

Déborah Pimentel e Ricardo Azevedo Barreto
Editores

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons