Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Estudos de Psicanálise
versão impressa ISSN 0100-3437
Resumo
LIMA, Beatriz de Souza. Casa da árvore, um lugar para brincar e conversar: uma proposta de atendimento coletivo para crianças de zero a doze anos em comunidades carentes do Rio de Janeiro e Niterói. Estud. psicanal. [online]. 2010, n.33, pp.33-48. ISSN 0100-3437.
O presente artigo é fruto de um estudo da obra de Winnicott e da observação do atendimento coletivo, voltado para crianças de zero a doze anos de idade, que a ONG Casa da Árvore vem desenvolvendo, desde 2001, em comunidades carentes do Rio de Janeiro e Niterói. Durante um ano e meio, a autora realizou visitas sistemáticas aos locais de atendimento, bem como participou das supervisões e reuniões das equipes. Acompanhou de perto o funcionamento de um dispositivo clínico inovador que aposta essencialmente na potencialidade terapêutica do brincar e da palavra, sem se constituir, no entanto, em uma terapia individual ou mesmo de grupo. Trata-se de um lugar de convivência que os interessados podem frequentar da maneira que melhor lhes convier. Detendo-se na observação da Casa do Chapéu Mangueira, através de alguns episódios, a autora ilustra o funcionamento desse dispositivo, focalizando especialmente o manejo clínico das manifestações agressivas e destrutivas que, a partir de determinado momento, tornaram-se o aspecto central, o principal desafio a ser enfrentado pelos terapeutas.
Palavras-chave : Agressividade; Violência; Criatividade; Tendência anti-social; Provisão ambiental; Atendimento coletivo à infância.