SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35De analisante à analista…: PassagensRastros e rasgos na busca de sentido ao cotidiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

BERNARDINO, Leda Mariza Fischer; LAZNIK, Marie Christine  e  ARAUJO, Gabriela Xavier de. As vicissitudes do encontro mãe/bebê:: um caso de depressão. Estud. psicanal. [online]. 2011, n.35, pp.49-55. ISSN 0100-3437.

Para que um pequeno infans que acaba de nascer se torne um sujeito - tal como a psicanálise o concebe - ele precisa estabelecer um laço pulsional com um outro, representado, no primeiro momento, pelo agente materno, que deverá referenciá-lo ao campo do Outro, lugar simbólico. O estabelecimento de tal laço não é inato e nem sempre se dá de uma forma muito simples. O presente trabalho pretende discutir o que se convenciona chamar de “amor materno” e suas vicissitudes; analisar as dificuldades do encontro mãe/bebê; apresentar um caso clínico em que a depressão materna incidia em um bebê de poucas semanas, e no qual a intervenção psicanalítica teve um importante papel.  Para abordar a questão do apaixonar-se necessário entre a mãe e o bebê, recorre-se ao mito de Eros e Psiquê e às noções de pulsão e gozo da psicanálise lacaniana.

Palavras-chave : Amor materno; Depressão materna; Intervenção psicanalítica; Pulsão; Gozo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )