SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número88 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

ROLLAND, Jean-Claude. Os fundamentos da tortura, uma fusão de violência e de sexualidade. J. psicanal. [online]. 2015, vol.48, n.88, pp.191-200. ISSN 0103-5835.

É sempre, a posteriori, na situação de atendimento prestado à vítima, que se desvenda a dimensão sexual das agressões introduzidas na tortura. No caso de Tito de Alencar, que aqui revisitamos, os tratamentos que ele recebeu durante seu exílio na França revelaram o grau de dominação sexual ao qual o delegado Fleury o submeteu. Sem dúvida, a sexualidade, como demonstrou Freud, acompanha sempre a violência, sendo um ingrediente natural desta última, mas o ato de tortura sobredetermina essa relação. O próprio torturador não escapa desse processo. É sob seu efeito que sua conduta destrutiva se radicaliza. Ele rompe, dessa forma, com o fundamento do "estar junto", que condiciona a instauração do humano, e reduz sua vítima ao status de sub-homem.

Palavras-chave : sexualidade infantil; estar junto; passivação; orientação do sacrifício da pulsão; desamparo.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons