SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número95Objeto subjetivo e a clínica das psicosesO espaço psicanalítico da clínica 0 a 3 anos: um mediador de desconstruções e transformações nas transmissões intergeracionais e transgeracionais em busca do desenvolvimento do psiquismo do bebê índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

BRITO, Claudia Vannozzi  e  NAFFAH NETO, Alfredo. As múltiplas transferências e o manejo do setting nas consultas com pais no tratamento de crianças e adolescentes: uma contribuição. J. psicanal. [online]. 2018, vol.51, n.95, pp.119-134. ISSN 0103-5835.

As consultas com pais são de extrema importância para se obter um bom resultado no tratamento de crianças e adolescentes. Este artigo tem como objetivo discorrer sobre as questões técnicas implicadas nessas consultas, como as múltiplas transferências envolvidas entre pais, analista e paciente e o manejo do setting analítico. Para tanto, será apresentado um breve histórico da psicanálise de crianças, em que observamos posturas técnicas distintas de acordo com o referencial teórico utilizado. Em seguida, serão abordados conceitos da técnica psicanalítica, como transferência, contratransferência e manejo de setting. Vale ressaltar que este artigo tem como base a teoria do amadurecimento de Donald Winnicott, que descreve a importância do ambiente para a saúde mental da criança e do adolescente.

Palavras-chave : psicanálise de crianças e adolescentes; consultas com pais; técnica psicanalítica; transferência; contratransferência; setting.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons