SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número98Bacurau, "bacurando-me", "bacurando-se" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

PERRINI, Cleuza Mara Lourenço. Medusa - função feminina: conter, mediar, intuir e proteger. J. psicanal. [online]. 2020, vol.53, n.98, pp.257-272. ISSN 0103-5835.

"Os povos mais antigos localizavam a alma, vitalidade, poder e um demônio ou gênio (espírito divino), na cabeça" (Martins, 2012, p. 340). Só recentemente, na era científica, a cabeça passou a representar a razão. A cabeça, símbolo de poder e força, atributos comumente considerados masculinos, é apresentada neste trabalho como possível elemento da função feminina, independentemente do gênero, sob o vértice da contenção, mediação, intuição e proteção. Para tanto, a autora se vale do mito da Medusa para fazer o reconhecimento, ampliação e apreensão desses elementos, com base nessa figura mítica, monstro feminino de olhar terrível, que transformava em pedra quem a mirasse. Encontra significados no material clínico apresentado e aponta o mistério e a ambiguidade vividos pelo homem e pela mulher, ao encarar o feminino em si mesmo.

Palavras-chave : contenção; intuição; mediação; proteção; função feminina.

        · resumo em Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons