Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Journal of Human Growth and Development
versão impressa ISSN 0104-1282
Resumo
CHIARI, Brasilia Maria et al. Perda auditiva sensorioneural unilateral e distúrbios da comunicação. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.1, pp.81-84. ISSN 0104-1282.
Este estudo objetiva verificar a associação entre distúrbios da comunicação oral e perda auditiva sensorioneural unilateral. A partir de dados preliminares de estudo transversal com 20 sujeitos de ambos os sexos com idades entre 7 e 19 anos (média 10,8) com graus variados de perda auditiva sensorioneural unilateral atendidos em serviço de referência em avaliação de distúrbios da linguagem e da audição em São Paulo, Brasil. Todos os pacientes foram submetidos a anamnese, avaliação auditiva e entrevista estruturada para levantamento de informações sobre habilidades de linguagem, comunicação e audição. A média de idade do diagnóstico da perda auditiva foi de 6,3 anos. Cinco (25%) destes sujeitos tinham histórico de repetência escolar e perda auditiva da orelha esquerda. A comunicação oral foi a alteração comunicativa mais referida entre os pacientes estudados. As habilidades linguísticas, comunicativas e auditivas são afetadas de forma variada pela ocorrência da perda auditiva unilateral e comorbidades como deficit de atenção, irritabilidade e agitação parecem estar associados a esta na população estudada.
Palavras-chave : perda auditiva sensorioneural; distúrbios de audição; unilateral; fonoaudiologia; distúrbios de comunicação.