SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Reflexões sobre avaliação de programas e projetos sociaisPara além dos muros institucionais: problematizando os discursos dos egressos do sistema prisional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Barbaroi

versão impressa ISSN 0104-6578

Resumo

CHAGAS, Arnaldo Toni  e  SEEGER, Fabiano Dutra. Crack na mídia impressa: um estudo sobre a produção de sentido no discurso jornalístico sobre o crack. Barbaroi [online]. 2013, n.38, pp.145-177. ISSN 0104-6578.

O presente trabalho visa investigar a produção discursiva sobre a problemática social da "droga crack" na imprensa escrita, através de uma análise dos editoriais da campanha "Crack nem Pensar", veiculada no Jornal Diário de Santa Maria, do Grupo RBS. Utilizou-se o referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade (HP), análise de discurso e semiótica como possibilidades para esta produção. O objetivo foi compreender e esclarecer os efeitos de sentidos produzidos sobre a droga crack por meio de material verbal jornalístico, construídos e veiculados em jornal, bem como aspectos ideológicos envolvidos. A realização deste estudo permitiu compreensões e esclarecimentos sobre a questão das drogas na sociedade atual, construindo uma visão mais ampla e complexa sobre esse fenômeno social. Na análise das estratégias discursivas destinadas à sociedade, no que se refere ao campo da prevenção, concluiu-se que o discurso veiculado nos editoriais analisados constitui-se com pretensões hegemônicas e consensuais, além de ser organizado de forma repressiva, autoritária e superficial, reduzindo e banalizando a complexidade do fenômeno estudado. E ainda ineficaz em seus propósitos, visto que, a aproximação e o consumo dos sujeitos com a droga crack aumentam substancialmente ao longo dos anos na sociedade brasileira.

Palavras-chave : Crack; Hermenêutica de profundidade; Análise de discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )