Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Cuadernos de neuropsicología
versão On-line ISSN 0718-4123
Resumo
FILIPPETTI, Vanessa Arán; LOPEZ, Mariana B. e RICHAUD, María Cristina. Abordagem neuropsicológica para a construção de empatia: aspectos cognitivos e neuroanatômica. Cuad. neuropsicol. [online]. 2012, vol.6, n.1, pp.63-83. ISSN 0718-4123. https://doi.org/10.7714/cnps/6.1.204.
Modelos multidimensionais abstratos definem empatia como um constructo como uma construção que inclui tanto afetiva (AE; empatia afetiva) e cognitivas (CE; empatia cognitiva) componentes.. O objetivo deste trabalho é apresentar o 'estado-of-the-art' da associação entre empatia e funções executivas (FE) e propor uma integração das ideias a este respeito. Para tal, é adoptado um quadro conceitual e uma série de estudos que conceber AE e CE como complementares mas diferenciados neurobiológico ponto de vista e componentes de um funcional é completamente revisada; os dois componentes poderia ser ativados conjuntamente durante a interação social, mas eles podem agir separadamente, como é evidente, por exemplo, dano cerebral e Psicopatologia. A partir de uma perspectiva multidimensional, a relação de empatia - EF poderia ser explicar a relação CE/teoria da mente - EF, bem como por meio de um modelo que reconhece a influência de processos top-down - em funções executivas - durante o processo de empatia. Adotar uma visão multidimensional de empatia não só é relevante do ponto de vista funcional, mas também para o diagnóstico, avaliação e compreensão da situação de défice empática na clínica neurológica e psiquiátrica.
Palavras-chave : Cognitiva empatia; empatia afetiva; teoria da mente; funções executivas; substratos neuroanatômica; disfunção empática.