SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19Medicina legal nas teses da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1830-1930): o encontro entre medicina e direito, uma das condições de emergência da psicologia jurídica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Interações

versão impressa ISSN 1413-2907

Interações v.10 n.19 São Paulo jun. 2005

 

EDITORIAL

 

 

É com prazer que entregamos aos nossos leitores mais um número de Interações Estudos e Pesquisas em Psicologia. Isso acontece no momento em que concentramos todos os nossos esforços na preparação da revista em formato eletrônico. Para viabilizá-la recebemos subsídio do CNPq, já foram disponibilizados espaço, equipamentos e programas; contamos com a participação de bibliotecários especialmente treinados na Metodologia SciELO, que já iniciaram a marcação dos textos. Assim, esperamos poder em breve anunciar seu lançamento.

Houve um ajuste na editoria – a professora Ines Loureiro passou a editora adjunta e Lucia Ghiringhello assumiu como editora. A equipe trabalha de forma integrada e esse rodízio de funções beneficia a todos. Interações é produzida por uma equipe pequena, mas que não mede esforços visando seu aprimoramento, e em resultado a revista foi avaliada pela Comissão de Avaliação de Periódicos CAPES/ANPEPP e classificada pela terceira vez consecutiva, como “Nacional A”.

Este número inclui sete artigos e um ensaio que abordam temas diversos. O artigo Medicina Legal nas teses da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1830-1930): o encontro entre Medicina e Direito, uma das condições de emergência da Psicologia Jurídica traz uma contribuição importante para a História da Psicologia. As autoras Ana Maria Jacó-Vilela, Adriana Amaral do Espírito Santo e Vivian Ferraz Studart Pereira traçam o percurso histórico da Psicologia Jurídica, passando pela Medicina, Direito e Psiquiatria, esclarecendo os entrelaçamentos existentes entre essas áreas, e explicitando as influências recebidas do exterior.

Ainda no campo da Psicologia Social insere-se o texto Movimentos homossexuais: a constituição da identidade coletiva entre a economia e a cultura, no qual Frederico Viana Machado e Marco Aurélio Máximo Prado, a partir de duas experiências organizativas de movimentos homossexuais, questionam o campo da pesquisa dos movimentos sociais, sinalizando limitações e potencialidades de seu corpo teórico e metodológico, apontando novos caminhos, possibilitando uma compreensão mais significativa. Na interface entre a Psicanálise e a Psicologia Social situa-se o artigo O trabalho da ilusão: produção, consumo e subjetividade na sociedade contemporânea, elaborado por Isleide Arruda Fontenelle, que à luz do conceito de fetichismo reflete sobre os aspectos contemporâneos relacionados ao mundo do trabalho e do consumo.

Ana Lila Lejarraga é a autora do artigo Sobre a ternura, noção esquecida, que aborda um tema pouco explorado pelo campo psicanalítico, a ternura, discutindo sua importância para a reflexão acerca das relações amorosas e dos laços sociais na contemporaneidade, e as possíveis implicações para a prática clínica.

Notas sobre a dicotomia corpo-psique situa-se na tradição crítica. O autor, José Leon Crochík, discute posições referentes à dicotomia entre corpo e psique, construídas e sustentadas pela cultura e balizadas pela indústria cultural.

Em Uma clínica do sensível: a respeito da relação entre destituição subjetiva e primado do objeto, Vladimir Safatle discute o uso da destituição subjetiva em Lacan, contribuição importante para a apreensão do conjunto da obra desse autor.

Carla Faria Leitão, Rosane dos Santos Abreu, Ana Maria Nicolaci-da-Costa, no texto Profissionais à deriva: professores e psicoterapeuta na sociedade em rede, discutem como o uso das tecnologias da informação, e da internet em particular, por parte de alunos e pacientes, repercute respectivamente nos professores e terapeutas, a partir dos resultados de suas pesquisas.

Finalmente, na seção de Comunicações, Angel Rodriguez Kauth, no ensaio La caida del voto cautivo: personalizacion de la politica, aborda um tema extremamente atual, que é a questão das influências das tecnologias de comunicação de massa e o vazio das falas dos políticos profissionais

Enfim, esperamos que os diferentes temas e enfoques teóricos aqui abordados possam contribuir para as discussões e reflexões de nossos leitores.

COMISSÃO EDITORIAL