SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Dependentes químicos em tratamento: um estudo sobre a motivação para mudançaIncidência de parricídio no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

COMESANA, Ana  e  CONI, Ana García. Análise de tarefas de fluência verbal em pacientes com doença de alzheimer e adultos saudáveis. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp.269-281. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2013.1-19.

As tarefas de fluência verbal são amplamente utilizadas para avaliar o funcionamento cognitivo. Normalmente divididas em semânticas e fonológicas onde no primeiro caso requerem evocar palavras de uma determinada categoria, e no segundo, as palavras que começam com uma determinada letra. Em ambos os casos, em um tempo limitado. Essas tarefas envolvem a busca e recuperação de memória semântica e funções executivas. Usamos tarefas de fluência verbal semântica (animais) e fonéticas (as palavras que começam com p) em 40 adultos saudáveis e 31 pacientes com doença de Alzheimer provável, pareados quanto a idade, sexo e nivel de ensino, ambas as tarefas são sensíveis e específicas para detecção de comprometimento cognitivo apresentado por esses pacientes com esta doença. Analisou-se o número de palavras corretas, o tamanho dos clusters (aglomerados de acordo com critérios semânticos ou fonológicos) e da quantidade de switching (alterações entre aglomerados). Para analisar as diferenças entre os grupos, foi utilizado o teste t para amostras independentes. As diferenças foram encontradas em ambas as tarefas: no número de palavras (p < 0,001) e quantidade de switching (fluência semânica, p < 0,001 e fonológica: p = 0,005), mas não o tamanho dos clusters, isto pode ser explicado pelo fato de o grupo de pacientes com doença de Alzheimer têm dano em funções executivas. Estes resultados fornecem evidência em favor da ideia de que os déficits executivos, não só de memória, é característica da doença de Alzheimer.

Palavras-chave : Fluência verbal; doença de Alzheimer; funcionamento cognitivo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )