SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Revisão sistemática de estudos sobre programas de treinamento parentalA depressão como indicador do impacto psicológico a médio e longo prazo do teste pré-sintomático de doenças neurodegenerativas de início tardio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MORELLI, Ana Bárbara  e  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Repercussões da morte do filho na dinâmica conjugal de casais religiosos. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.565-577. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2016.2-10.

O presente estudo teve por objetivo compreender as repercussões da morte do filho na conjugalidade dos genitores e como a espiritualidade pode interferir nesse processo. Trata-se de um estudo de caso coletivo, de corte transversal e qualitativo. Participaram cinco casais heterossexuais, praticantes de alguma religião e que haviam perdido um filho. Os participantes foram entrevistados individualmente e em casal, totalizando 15 entrevistas. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo e organizados em eixos temáticos. Notou-se que a morte do filho despertou tanto a rejeição do parceiro em alguns casos/momentos, como maior intimidade. Considerar a conjugalidade é, portanto, atentar-se também para os elementos individuais e as necessidades de cada membro da díade. A espiritualidade foi um recurso encontrado diante do escasso acesso a um apoio psicológico estruturado.

Palavras-chave : Conjugalidade; morte; espiritualidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )