SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Formação de conceitos em sexualidade na adolescência e suas influênciasO aprender circense como experiência de ser índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Resumo

MENDES, Alessandra Campanini  e  CARMO, João dos Santos. Estudantes com grau extremo de ansiedade à matemática: identificação de casos e implicações educacionais. Psicol. educ. [online]. 2011, n.33, pp.119-133. ISSN 1414-6975.

O objetivo do presente estudo foi identificar casos de extrema ansiedade à matemática em estudantes do Ensino Fundamental e Médio, e discutir implicações educacionais. Aplicou-se uma escala de ansiedade à matemática a estudantes do Ensino Fundamental e Médio, contendo 24 situações relacionadas ao estudo de Matemática. Para cada situação o participante deveria escolher uma opção: nenhuma ansiedade; baixa ansiedade; ansiedade moderada; alta ansiedade; extrema ansiedade. Dos 1106 estudantes que responderam à escala, selecionou-se 11 casos cujos escores entre 97 e 106 indicavam extrema ansiedade. Os dados são discutidos com base nas implicações educacionais que os itens da escala indicam como sendo situações ansiogênicas. Também são indicadas possíveis intervenções com o objetivo de reduzir ou reverter a ansiedade à matemática.

Palavras-chave : ansiedade à matemática; escala de ansiedade à matemática; alunos do ensino fundamental e médio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )