SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número35MITOLOGIA E PSICOLOGIA ANALÍTICA EM MOGLI O MENINO LOBO: O RESSOAR METAFÓRICO NA INFÂNCIAA PARTICIPAÇÃO DO CUIDADO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

MARCHI, Barbara Frigini De; TRISTAO, Kelly Guimarães  e  ALTOE, Rafael Moura. A MULHER E O FEMININO NA PSICOLOGIA ANALÍTICA: UMA REVISÃO DE ESCOPO. Constr. psicopedag. [online]. 2024, vol.34, n.35, pp.32-48.  Epub 24-Jun-2024. ISSN 1415-6954.  https://doi.org/10.37388/cp2024/v34n35a02.

Este estudo teve como objetivo identificar e sintetizar as pesquisas científicas nacionais a respeito da mulher e do feminino no campo da Psicologia Analítica. Para tanto, foi desenvolvida uma revisão de escopo por meio de buscas de artigos científicos publicados em português entre os anos de 2002 a 2022, nas bases de dados SciELO, PePSIC e LILACS. Foram identificados, inicialmente, 139 trabalhos que, após o processo de seleção, resultaram em sete. Esses foram analisados conforme a análise de conteúdo e categorizados em dois núcleos de sentido, sendo eles: relacionamentos e transtornos alimentares. A primeira categoria abarca os relacionamentos femininos, seja das mulheres consigo mesmas, com parceiros e familiares ou com coletivos. Já a segunda discorre sobre a relação dos transtornos alimentares e o desenvolvimento psíquico de mulheres, em especial sobre o efeito catalisador das emoções que o comer assume e do sufocamento do feminino pela dinâmica patriarcal. Ambas as categorias abordam o aspecto da falta (perdas, abandono e vazio emocional) e do excesso (idealizações, julgamentos e nutrição), levando, assim, à discussão sobre o processo de individuação, visto que este trata da possibilidade de expansão da consciência enquanto conhecimento e relacionamento saudável com o outro interno (inconsciente) e externo, sendo portanto, fundamental o desenvolvimento de pesquisas sobre a temática. Este estudo, no entanto, mostrou que há lacunas na área, uma vez que, dada a extensão temporal de investigação, foram encontrados poucos artigos e com temáticas restritas.

Palavras-chave : Mulher; Feminino; Psicologia Analítica; Revisão de escopo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )