SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Aspectos psicossociais de uma intervenção comunitária na periferia de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

DOMITROVIC, Nathalia; ARAUJO, Maristela D.  e  QUINTANILHA, Bruna C.. O papel do mediador no incentivo à participação das comunidades nas ações de promoção da saúde. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp.81-91. ISSN 1516-3687.

Ações de promoção da saúde são baseadas em um conceito ampliado de saúde, considerada como resultado da interação entre fatores ambientais, socioculturais, biológicos e psicológicos, e os conselhos locais de saúde (CLS) se constituem como mecanismos constitucionais que concretizam a participação social para a transformação dos fatores que favorecem a saúde. Esta pesquisa objetivou investigar o funcionamento de dois CLS ligados a duas unidades básicas de saúde (UBS) e verificar como ocorre a participação social nas ações de promoção da saúde. Realizamos entrevistas semiestruturadas com oito participantes dos CLS e acompanhamos suas reuniões durante quatro meses. Foram entrevistados dois profissionais psicólogos que atuam nas UBS. Foi possível perceber a inter-relação entre a participação social e as ações de promoção da saúde. A multiplicidade de opiniões e as diversas formas de seu exercício redobram a importância da mediação, exercida pelos profissionais psicólogos no cotidiano dos serviços, com o objetivo de favorecer a participação dos usuários.

Palavras-chave : controle social; promoção da saúde; conselhos de saúde; Atenção Primária à Saúde; pesquisa qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )