Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Cadernos de Psicologia Social do Trabalho
versão impressa ISSN 1516-3717versão On-line ISSN 1981-0490
Resumo
RAMALHO, Carolina Calmon; ARRUDA, Felipe Augusto de Azevedo Marques; SATO, Leny e HAMILTON, Luana Flor Tavares. Viver na baia: dimensões psicossociais da saúde e do controle no trabalho de teleatendimento. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2008, vol.11, n.1, pp.19-39. ISSN 1516-3717.
O objetivo desse artigo é estudar como operadores de teleatendimento vivenciam o trabalho em sua relação com a saúde. O estudo empírico consistiu em visita a uma empresa de teleatendimento, entrevistas com ex-operadores de teleatendimento e acesso a sítios na internet (Orkut) que ofereciam testemunhos e avaliações sobre esse serviço. A leitura de Michel Foucault possibilitou orientar a descrição do controle gerencial presente na arquitetura do local de trabalho e nos mecanismos disciplinares. A noção de trabalho penoso orientou a compreensão das vivências desses trabalhadores que apontavam as repercussões do trabalho para a saúde. Ritmo acelerado, necessidade de ser cordial e rapidez no atendimento são alguns dos motivos de penosidade. Posteriormente, foram tecidas considerações sobre algumas técnicas motivacionais adotadas pelas empresas do setor para lidar com as exigências do trabalho.
Palavras-chave : Teleatendimento; Trabalho penoso; Saúde do trabalhador; Psicologia social do trabalho; Psicologia social da saúde; Sociedade disciplinar.