SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2A construção de saúde, entre o servir e a servidão: das relações entre servidores de um hospital psiquiátrico públicoO processo de modernização portuária e a produção de subjetividade: o caso do porto de Santos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

GALEAO-SILVA, Luis Guilherme; GONZALEZ, Lauro  e  ALVES, Mario Aquino. Comunidade e reconhecimento nas relações econômicas. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2012, vol.15, n.2, pp.189-203. ISSN 1516-3717.

A redução da pobreza exige esforços sociais em vários campos, e entre eles estão aqueles que se referem a políticas públicas, geração de renda e mobilização de (recursos) sociais. A construção de diagnósticos e intervenções para a redução da pobreza exige, também, a colaboração de diferentes saberes sobre a sociedade, em especial gestão pública, psicologia social e finanças. A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo investigar a contribuição da comunidade em seus aspetos sociais, organizativos e econômicos, para viabilização e impacto de programas de microcrédito produtivo, com atenção específica aos impactos relativos a redução da pobreza e inclusão social. Foram realizados grupos de discussão, entrevistas fechadas e entrevistas semidirigidas a mulheres moradoras de uma favela na cidade de São Paulo. Os resultados indicam que, para utilizar o microcrédito produtivo, é possível considerar o capital social como garantia, mas a capacidade de sua utilização pelas pessoas envolve complexas mediações entre o capital, a fragilidade relacional e a luta por reconhecimento.

Palavras-chave : Psicologia social comunitária; Interdisciplinar; Capital social; Reconhecimento; Economia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )