SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Comunidade e reconhecimento nas relações econômicasDe Kairós a Kronos: metamorfoses do trabalho na linha do tempo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

QUEIROZ, Maria de Fátima Ferreira; MOREIRA, Maria Inês Badaró  e  DALBELLO-ARAUJO, Maristela. O processo de modernização portuária e a produção de subjetividade: o caso do porto de Santos. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2012, vol.15, n.2, pp.205-218. ISSN 1516-3717.

Este artigo trata de parte dos resultados de pesquisa realizada por equipe interdisciplinar sobre o processo de modernização do porto da cidade de Santos-SP e suas implicações na saúde e no adoecimento dos trabalhadores. Destaca a produção de subjetividade no contexto do trabalho portuário, uma vez que as transformações ocorridas estão marcadas na vivência de cada trabalhador e na vida de todo o coletivo de trabalhadores. Foram entrevistados 30 trabalhadores com idade entre 34 e 67 anos. As entrevistas semiestruturadas foram transcritas e submetidas a análise de conteúdo. Os resultados apontam para um universo peculiar do trabalho em que a modernidade e a tecnologia ainda são dependentes da intervenção física do trabalhador. Assim, corpo e saúde dos trabalhadores garantem a manutenção da produtividade portuária, mas sem que eles se sintam valorizados pelo trabalho. O contexto em transformação, desde a década de 1990, tem permitido aos trabalhadores, por meio de sua ação, produzir serviços e também produzir um novo modo de significar o trabalho e as relações ali constituídas. Ou seja, há um processo em que, ao mesmo tempo em que se produz o trabalho, os trabalhadores são produzidos por ele.

Palavras-chave : Trabalho portuário; Subjetividade; Saúde do trabalhador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )