SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2De Kairós a Kronos: metamorfoses do trabalho na linha do tempoCatadoras(es) de materiais recicláveis e as possíveis articulações entre trabalho precário e relações de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

MORO, Cibele Vargas Machado  e  AMADOR, Fernanda Spanier. Ofício de carteiro e atividade: por uma gestão pelas variações. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2012, vol.15, n.2, pp.229-242. ISSN 1516-3717.

Neste artigo, propomo-nos analisar o trabalho do carteiro a partir do referencial da Clínica da Atividade e da Ergologia, buscando discutir a questão das instâncias gestionárias nesse contexto. Para tanto, partimos de entrevistas e acompanhamentos a carteiros realizados no trabalho de uma das autoras na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A análise aponta que, apesar das fortes prescrições que compõem o trabalho do carteiro, há um constante esforço de renormatização empreendido por esse profissional de forma a gerir a distância entre as dimensões prescrita e real do trabalho, bem como lidar com as variações e os imprevistos no seu dia a dia. A gestão micropolítica empreendida no curso da atividade é intensamente reportada a outros - colegas, clientes, gestores - e conduzida pela noção de eficácia, de forma a viabilizar o atingimento de metas e objetivos. Percebe-se também que diversos aspectos do ofício do carteiro compõem-se por meio de uma metodologia construída coletivamente, operada pelo tensionamento entre as contribuições estilísticas dos sujeitos e o gênero na atividade.

Palavras-chave : Trabalho; Carteiros; Atividade; Subjetividade; Saúde mental; Gestão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )